****
Se apresenta como
uma boa notícia.
Parceria
visa recuperar população da ararinha-azul
Parceria do governo com iniciativa
privada leva ao lançamento do Projeto Ararinha na Natureza. Atualmente, restam apenas 79 indivíduos que estão em
cinco centros de reprodução no Brasil e no exterior. A recuperação da
ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) depende do
plano de reprodução e reintrodução da espécie em sua área de ocorrência
histórica, localizada na Caatinga, no município de Curaça, na Bahia.
A
ararinha-azul é considerado um dos animais mais ameaçados no mundo. Ela não é
mais encontrada na natureza desde 2000. Segundo especialistas, os motivos são
tráfico ilegal e destruição da área de ocorrência.
"O projeto tem patrocínio da Vale e
será implementado com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade e da SAVE Brasil e conta com a
participação ativa de todos atores que estiveram envolvidos na conservação
desta espécie nos últimos anos", explica o coordenador de Manejo para
Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
(ICMBio), Ugo Vercillo.
****
Um carro que fez furor junto
aos jovens por sua esportividade da época.
Interlagos, alguém se lembra desse carro?
Interlagos, alguém se lembra desse carro?
A versão
francesa: lançado em 1956, o Alpine A 108 teria suas linhas básicas mantidas na
geração seguinte, A 110, que chegou até a década de 70O Interlagos foi o
primeiro nacional com carroceria de plástico (poliéster) reforçado com
fibra-de-vidro, ideal para produção em pequena escala, por dispensar a
utilização de caras prensas para chapas de aço. Vendido nas concessionárias
Willys apenas sob encomenda, era oferecido em três versões: cupê (com o capô
traseiro em linha mais definida, como em um três-volumes), berlineta (o desenho
original do Alpine, com perfil fastback) e conversível (o primeiro da indústria
nacional).
A
fábrica do Interlagos ficava no bairro paulistano do Brás, mas logo mudava-se
para o de Santo Amaro. Era uma filial da Willys-Overland do Brasil -- que
ficava no bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo, SP, onde está hoje a Ford
-- e sempre foi dirigida por gerentes americanos. O piloto Christian Heins
dirigia a área de competições até sua morte, na 24 Horas de Le Mans em junho de
1963, pilotando justamente um Alpine. Com a morte de Heins, assumiu a direção
da divisão Luiz Antonio Greco, que se tornaria um dos grandes nomes do
automobilismo brasileiro.
O
Interlagos era um carro pequeno (apenas 3,78 metros de comprimento e 2,10 entre
eixos, o mesmo do Porsche 356) e muito leve: apenas 535 kg na berlineta e 570
nas demais versões. Sua concepção mecânica era típica dos carros esporte da
época, monobloco com estrutura tubular de aço, motor (dos Renaults Dauphine,
Gordini e 1093) e tração traseiros, câmbio de quatro marchas e suspensão
independente nas quatro rodas com molas helicoidais.
****
Cantora Adele estará na festa de abertura da Olimpíada
de Londres
Está confirmada a presença
da famosa cantora Adele, ganhadora de seios prêmios Grammy, no show de abertura
dos Jogos Olímpicos, que terão início dia 28 de julho próximo, em
Londres/Inglaterra.
****
Dama de Copas totalmente devoradora
A planta Nepethes
robcantleyi, conhecida como Dama de Copas é considerada uma das maiores
carnívoras do mundo, chegando a atingir até 2,5 m de altura. Deu moleza “ela
papa” insetos, répteis e até pequenos mamíferos.
****
A estilista israelense Hila Martuzana está sendo evidenciada no setor, uma vez que lançou uma coleção, à Rythm of Paper, produzida em tecidos de polietileno obtido de materiais usados, podendo ser reciclados e/ou incinerados.
NOTA FINAL
Por acaso você estudou no
antigo primário com a Cartilha Caminho Suave? Ou então estudou com a Cartilha
Sodré, no caso mais antiga ainda que a Caminho Suave? Se isso aconteceu meu
caro, você está como eu... Vivendo de
Saudades com lembranças maravilhosas, principalmente das nossas primeiras
professorinhas que nos alfabetizaram. Bons tempos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário