Que tal fazer um passeio ao Rio de Janeiro neste feriado?
RIO DE JANEIRO TEM A 23ª EDIÇÃO
DO ENCONTRO MASTER DE CLÁSSICOS
04/09/12
J.R.MAHAR
Começa nesta sexta-feira, sete de setembro, o
grande Encontro Nacional de Automóveis Clássicos do Rio de Janeiro.
Tradicionalmente realizado em um dos cenários
naturais mais privilegiados da cidade, O Forte de Copacabana, com sua vista
incomparável para a praia mais famosa do mundo, o encontro reunirá mais de
300 automóveis de idades variáveis entre os modelos das décadas do início
do século passado até os fabricados em 1982. Afinal a definição de carro
antigo estabelecida pela FIVA, Federação Internacional de Veículos Antigos,
limita a idade do veículo em 30 anos.
O Veteran Car Club do Rio de Janeiro, primeiro
clube de autos clássicos do Brasil e organizador do evento, faz parte desse
movimento ao ser associado à FBVA, Federação Brasileira de Veículos
Antigos, a entidade máxima do Antigomobilismo Brasileiro. Vale destacar o
apoio do Exército Brasileiro ao prestigiar o evento em suas instalações
históricas do Forte de Copacabana, palco de muitos fatos do passado
Brasileiro.
O Forte de Copacabana fica no final da Avenida
Atlântica. O evento estará aberto à visitação publica das 9 às 18 horas e
existe estacionamento no próprio Forte ou no Hotel Sofitel bem em frente ao
Forte, em caso de superlotação.
Neste ano teremos a comemoração de vários
aniversários de veículos de uma marca que faz parte do nosso passado sobre
rodas. Afinal quem não teve um Fusca em sua juventude?
Assim sublinharemos os 55 anos de apresentação
da Kombi nacional em 1957, os 50 anos do Karmann Ghia de 1963 e os 40 anos
do SP-2 em 1972, todos eles marcos da motorização brasileira.
A Kombi começou a ser montada em conjuntos CKD
por volta de 1950, logo depois de seu lançamento na Europa. Inspirada
em desenhos elaborados pelo importador Holandês BEN PON. Tornou-se um ícone
no campo dos veículos multiuso, até pelo seu nome de Konbinationsfahrzeug,
ou veículo de uso combinado de carga ou passageiros. É o veículo de mais
longa produção entre todos os que existiram no Brasil, pois sua estrutura
forte e simles marcou toda uma geração de veículos comerciais no país. Um
detalhe é que a Kombi foi o primeiro veículo a ter a aixa de cambio
totalmente sincronizada em 1960. Passou por várias gerações, sempre
fabricada e desenvolvida para as condições brasileiras e está aí até hoje.
O Karmann Ghia surgiu na Europa em 1955 como
uma intenção de sofisticar a linha da Volswagenwerk lançando um automóvel
mais luxuoso e de melhor performance. Para isso foi aproveitado um projeto
original do Studio Ghia para a Chrysler e não utilizado. Suas linhas
básicas foram ajustadas ao tamanho da plataforma VW 1200 de 36 CV da época
e o carro, embora fosse feito praticamente à mão, teve um enorme
sucesso, com mais de 10 mil unidades vendidas no primeiro ano. No Brasil
ele foi apresentado em 1962, poucos anos depois do lançamento do VW Sedan,
como uma alternativa de luxo e sofisticação em um mercado onde carros
importados sofriam uma taxação fiscal elevada. Mesmo assim ele custava o
dobro de um VW normal de linha, dada sua fabricação cara com acabamento
melhor. O modelo original foi fabricado até 1970 já com motor 1600
equipando inclusive as raras e valorizadas versões conversíveis.
O SP-2 foi uma idéia de um dos grandes líderes
da Volkswagen, Rudolf Leiding. No final dos anos 60 ele era Presidente da
VW do Brasil e, com seu prestigio que o levou à Presidência do Grupo VAG
depois do Brasil, resolveu projetar e produzir aqui um automóvel de
importação muito esportiva, que tomasse o papel de topo de linha da VW do
Brasil. Assim foi laçado um carro de belas linhas e com o maior motor
refrigerado a ar de toda a linha: um 1.700 cm³ de 75 cavalos, que lhe
permitia com sua aerodinâmica favorável alcançar 160 km/h. Só foi fabricado
de 1972 a 1976, sendo hoje um dos grandes clássicos da fabrica de São
Bernardo do Campo.
ENTÃO ESTÁ AQUI UMA EXCELENTE OPÇÃO DE PASSEIO, PRINCIPALMENTE AOS AMANTES DE VEÍCULOS, DIGAMOS "FORA DE FORMA". IMPERDÍVEL!
FUI...té +
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