quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sábio é o homem que aceita os pensamentos diferentes.




 Autor defende futuro com mais robôs, menos empregos e muita felicidade

O italiano Federico Pistono esteve em Porto Alegre e palestrou sobre seu livro "Robots will steal your job, but that's ok"

Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Barbara Nickel
Se não assistiu ainda, procure agora no YouTube algum vídeo que mostre como iPhones e iPads são montados nas fábricas da FoxConn na China. Preste atenção às tarefas de cada um dos chineses e reflita: não poderiam ser todos substituídos por robôs? Terry Guo, presidente da empresa, recentemente afirmou que é isso mesmo o que pretende fazer nos próximos três anos.
Em 2011, o McDonald's decidiu instalar 7 mil totens com os menus em telas sensíveis ao toque e pagamento via cartão de crédito para substituir atendentes humanos na Europa. O design é semelhante aos dos equipamentos instalados por companhias aéreas nos aeroportos para agilizar o check-in, reduzindo tanto as filas quanto o número de funcionários envolvidos no processo de embarque de passageiros.
Basta olhar ao redor para perceber que a automação engloba cada vez mais atividades e traz uma tendência óbvia: a redução do número de empregos. Incomum é a visão do cientista italiano Federico Pistono sobre o assunto. Pistono esteve em Porto Alegre na última semana para divulgar seu livro Robots Will Steal Your Job, But That's Ok: How to Survive the Economic Collapse and Be Happy (Os Robôs Vão Roubar Seu Emprego, Mas Está Tudo Bem: Como Sobreviver ao Colapso Econômico e Ser feliz). Aos 26 anos, o italiano está sendo cotado para palestrar no TED Global, evento internacional que reúne pensadores influentes com ideias inovadoras.
— Imagine que um extraterrestre chega ao nosso planeta e nos pergunta o que fazemos: vivemos em caixas gigantes, acordamos e dirigimos no ar-condicionado até outra caixa gigante. Ficamos lá por oito horas fazendo algo de que especialmente não gostamos. Pegamos o dinheiro que ganhamos com isso, compramos coisas que não precisamos, voltamos para a casa e estamos cansados demais para ficar com nossas famílias. Aí assistimos TV. O que os aliens pensariam da nossa sociedade? — questiona Pistono.
Apesar de reconhecer a possibilidade de um futuro sombrio decorrente da redução radical do número de postos de trabalho, o italiano aposta em um cenário otimista. Para ele, a mesma automação que é responsável pelo fim dos empregos poderia ser capaz de produzir tudo o que precisamos para satisfazer às necessidades básicas humanas: alimentos, energia, segurança e transporte. Com isso, caberia às pessoas decidir o que fazer com o próprio tempo. Estariam livres para se dedicar as suas paixões verdadeiras.
E, se você acha que tem um trabalho que não poderia ser automatizado, pode estar equivocado. Motoristas, vendedores, garçons, enfermeiros, professores e jornalistas estão na lista de profissionais com os dias contatos, de acordo com Pistono. Criatividade não é mais uma fronteira para os robôs. Na verdade, por que não imaginar que o próximo livro sobre automação está sendo escrito agora mesmo por uma máquina?
                                                                           ****


Será que é uma mera coincidência?
Estava eu a pensar...
 O meu cão dorme em média 18 horas por dia.
 Tem toda a comida preparada, e pode comer
qualquer coisa sempre que lhe apeteça.
 A comida é-lhe fornecida sem qualquer custo.
 Tem cuidados médicos uma vez ao ano, ou
quando necessário, e não paga nada
por isso.
 Mora numa zona central, com boa vizinhança
 e numa casa que é muito maior do
que ele necessita, mas não
necessita de limpar nada.
 Se fizer porcaria, alguém limpa.
 Escolhe os melhores lugares da casa
para fazer a sua soneca e recebe
essas acomodações completamente
grátis.
 Vive que nem um rei e sem que isso lhe
acarrete qualquer despesa extra.
 Todos os seus custos são pagos por outras
pessoas que tem de sair de casa para
ganhar a vida todos os dias.
Eu estive a pensar sobre isto e,
de repente, concluí...
O meu cão é deputado!!!..."

                                                                              ****

Olhaí, vamos nessa!!!


                                                                             ****
Essa deu azar, digamos, muito azar!


                                                                            ****

Advertência
Compra pela Internet, todo cuidado é pouco!
Comprar na INTERNET PODE SER SEGURO SIM,  porém é necessário ATENÇÃO com as lojas não idôneas. O PROCON divulgou uma lista das lojas não confiáveis, confira abaixo:
Confira:
http://bit.ly/lojas-virtuais-nao-confiaveis-procon

                                                                             ****

 Alguém já viu esse carro? Será que ainda existe algum?
Estava sendo lançado o Zé do Caixão
Aconteceu no Parque do Ibirapuera, com destaque para o lançamento do VW 1600, popularmente conhecido como "Zé do Caixão", desenvolvido no Brasil e que foi o primeiro veículo da Volkswagen com quatro portas no mundo. Bons Tempos!

                                                                             ****

Pausa...................

                                                                               ****


PT. Saudações!
Bem agora que a Federal pegou a secretária do Lula com a "boca na botija", o Zé Dirceu "convoca PT para ir às ruas contra julgamento do mensalão". Fica frio Zé, não precisa disso porque que se a moça resolver abrir a boca, aliás seguindo as tradições do partido se a deixarem viva para poder abrir a boca, provavelmente seu chefe será sua companhia na cadeia. Diga-se de passagem, com as bençãos da Presidente Dilma.
Do jornalista: Ricardo Hernandes
                                                                          ****

Que tal essa?


FUI... Té + a gente se fala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário