sábado, 23 de fevereiro de 2013

O dia de ontem merece agradecimento, o de hoje agradecimento e o de amanhã, também agradecimento.


Socorro participa da abertura do projeto “Cidades Digitais” em Brasília

O Ministério das Comunicações realizou em Brasília, na última segunda-feira, 18, a primeira reunião de trabalho do projeto “Cidades Digitais”, com a participação dos 80 municípios contemplados na primeira chamada no ano passado, sendo Socorro um deles. O Diretor do Departamento de Comunicação Social, Rafael Pompeu, e Técnico da Divisão de Informática, Luis Antonio Bueno, participaram do encontro.
Durante a reunião foram apresentados detalhes técnicos e administrativos do projeto que compreende a implantação de uma rede de fibra ótica com internet de alta velocidade na cidade, ligando prédios públicos. A principal funcionalidade da rede é otimizar a gestão pública através de informática, facilitando assim o acesso às informações principalmente por parte da população.
Além das explanações técnicas, a reunião teve a presença da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Lumina Pupatto, que ressaltou a importância da parceria das prefeituras neste projeto que também tem efeito de inclusão social.
O Ministério anunciou também que a partir da implantação do “Cidades Digitais”, será formada uma parceria com o Pronatec, para oferecer na cidade cursos técnicos e de capacitação na área de tecnologia de informação.
O início da implantação do “Cidades Digitais” em Socorro deve iniciar tão logo sejam resolvidas algumas etapas iniciais de licenças e parcerias.


                                                                    ******

Tomar três xícaras de café por dia pode aumentar anos de vida  
Portal Terra - jornal do Brasil

Beber café pode adicionar anos à sua vida. É isso que afirma uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, divulgada pelo jornal Daily Mail. O estudo, realizado com cerca de 500 mil pessoas mostrou que o risco de morte para pessoas mais velhas diminui de acordo com o consumo de café. O excesso de cafeína costuma ser considerado insalubre, porém a pesquisa descobriu que o café pode ajudar a diminuir as mortes por doenças cardíacas e respiratórias, acidente vascular cerebral, lesões, acidentes, diabetes e até infecções.
De acordo com o médico Neal Freedman, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, beber de duas a três xícaras de café por dia reduz o risco de morte prematura de 10% a 15%. No entanto, o médico alerta que doses maiores, especialmente acima de seis xícaras, não trazem mais benefícios.
Os participantes da pesquisa possuíam idades entre 50 a 71 anos e foram acompanhados por 12 anos. O maior obstáculo encontrado para a longevidade por meio da ajuda do café dentro do grupo, segundo o médico, foi a ligação estabelecida com o cigarro. "Em nosso estudo, as pessoas que bebiam café eram muito mais propensas a fumar, que é um fator de risco muito forte para a morte", disse Neal.
De acordo com o pesquisador, o consumo de café também está aliado a outros comportamentos ligados a problemas de saúde, tais como beber muito álcool, o consumir carne vermelha em excesso e manter uma vida sedentária. "Todos esses fatores de risco são normalmente associados com aumento do risco de morte, o que fez parte de nossa pesquisa também", acrescentou.
O estudo não descobriu como o café reduz a taxa de mortalidade, por isso, o grupo encomendou novas pesquisas para identificar as substâncias químicas da cafeína que podem contribuir com esse efeito. "O café pode ter esse efeito por alterar a pressão arterial, mas é possível que outros compostos também sejam importantes para o aumento de longevidade", explicou.
O estudo, publicado no Journal of Caffeine Research, também não precisou se o café normal é mais benéfico à saúde do que a versão descafeinada. 

                                               ******

Direitos Básicos do Consumidor, tema de palestra do Procon de Socorro
Com aval da Fundação Procon de São Paulo – Nucleo Regional de Campinas, em conjunto com a Prefeitura, estará sendo realizado no Auditório do Centro Administrativo/Prefeitura Municipal de Socorro, no próximo dia 26 de março, das 19 às 21 horas, palestra “ Direitos Básicos do Consumidor”.
A finalidade da palestra se baseia na orientação aos comerciantes para não serem autuados, esclarecendo sobre os deveres do fornecedor e o direito do consumidor, como evitar a autuação dos estabelecimentos durante as inspeções da fiscalização do Procon.
O enfoque terá como palestrante Alahyr F. Cruz Junior, coordenador do Nucleo Regional de Campinas Fundação/Procon, incluindo itens como, preços, cartões, formas de pagamentos, garantia/troca de produtos e outros relacionados com o tema.
Segundo Barbara Leite da Silva, do Procon/ Prefeitura de Socorro, o evento é de real importância para que os empresários do comércio possam se atualizar, adquirindo novos conhecimentos e conceitos sobre o assunto, acrescentando, com certeza e aprimorando no atendimento aos seus clientes. Uma oportunidade gratuita para que todos possam participar. E mais, podem também levar convidados, sejam empresários de outros setores estabelecidos na cidade.
Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: 3855-9617

                                                        ******
FUI... Grande abraço a todos e até qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário