domingo, 3 de março de 2013


Parceria entre Prefeitura/Detran/SP, muito bom!
Programa Educativo de Trânsito será implantado em Socorro

 Como já foi dito, “tudo começa na escola”. Se o alicerce educacional é bom, a formação para a vivência futura terá êxitos e com certeza atingirá os objetivos da integridade, honestidade e competência.
Dessa forma a preocupação do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Socorro, é estabelecer e desenvolver programas paralelos à educação escolar, por isso está firmando mais uma parceria inteligente, desta feita com o Detran/SP – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional/Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.
Trata-se do Programa Clube do Bem-te-vi, que foi criado em 1990, como programa educativo de trânsito, coordenado e desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito do Detran/SP, com a finalidade pedagógica de “Educar para o Trânsito’, as crianças que se encontram matriculadas nos estabelecimentos de ensino, localizados no interior do Estado de São Paulo, em atendimento às solicitações das Prefeituras Municipais.
O Projeto é desenvolvido dentro das salas de aulas, por meio de palestras e emprego de recursos audiovisuais, com o devido acompanhamento dos professores/educadores, constando também de palestras e debates sobre dúvidas e curiosidades.
É importante dizer que a presença física dos Policiais Militares monitores, , nos estabelecimentos de ensino, devidamente caracterizados com seus uniformes peculiares de policiamento, faz com que os alunos assimilem e retenham com maior propriedade e seriedade os ensinamentos transmitidos, ressalta o Cabo PM João Carlos do Detran/SP.
Ao final da instrução os escolares recebem Cartilhas Educativas de Trânsito, com as orientações principais abordadas durante a instrução, com questões a serem respondidas e gravuras a serem coloridas. Recebem também uma Carteira de Sócio do Clube Bem-te-vi, com assinatura do policial e de sua professora e uma Carteira Mirim de Habilitação. E os professores/educadores, recebem um exemplar da Cartilha do Professor onde constam os tópicos a serem abordados em aulas futuras.
No encerramento do programa é realizado uma solenidade com a presença dos alunos das escolas participantes, professores, convidados e autoridades, com a realização de atos cívicos, hasteamento de bandeiras, execução do hino nacional brasileiro,  pronunciamentos e apresentação de números voltados ao tema de trânsito (teatro, música, dança entre outros).
O programa está sendo organizado para início em meados de abril próximo e as primeiras reuniões já estão sendo realizadas no Centro Administrativo/Prefeitura Municipal/Departamento de Educação, com a presença de pedagogos, professores, a Diretora Célia Viam e dos policiais encarregados desta tarefa,  PM Cabo João Carlos e PM Soldado Novaes, do Detran de São Paulo. As reuniões organizacionais se sucederão até o final de março para a definição do programa.

FUI... grande abraço a todos e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário