sexta-feira, 12 de abril de 2013


Muito interessante !!!
Nos trilhos: Primeiro veículo do aeromóvel será posicionado neste sábado em Porto Alegre
jornal zero hora - Imagem Lauro Alves /Agencia RBS
Içamento será realizado por dois guindastes; sistema deve estar disponível ao público em junho
primeiro veículo do aeromóvel que vai ligar o Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho vai ser posicionado neste sábado nos trilhos. A operação de içamento do A100 deve ocorrer entre as 11h e as 13h.

O veículo, de 9,9 toneladas e capacidade para transportar 150 passageiros, deve chegar a Porto Alegre às 8h. Ele saiu do interior do Rio de Janeiro, onde foi fabricado, na terça-feira. Viajou de carreta monitorada por satélite, sem monitoramento de escolta, sempre durante o dia, e entrou na tarde desta sexta em território gaúcho. Passaria a noite em Osório.

— É como se estivéssemos transportando o Rio Grande do Sul todo dentro de uma carreta — diz gerente de logística do grupo Darcy Pacheco, Newvani Cirolini Correa, responsável pelo transporte.

Na manhã de sábado, a carreta chegará pela freeway e ficará posicionada na área de manutenção do aeromóvel, ao lado da estação Aeroporto do Trensurb. Segundo o engenheiro Diego Abs, responsável pela obra, os primeiros passos consistirão em remover a capa na qual o veículo está envolto e soltar as amarras que o prendem à carreta. Depois, será feita uma verificação para constatar se o A100 chegou intacto.




O içamento será realizado por dois guindastes, com capacidade para levantar 30 toneladas cada um. Eles vão erguer o veículo da carreta é posicioná-lo sobre a via elevada, que tem um quilômetro de extensão.

— A operação é rápida. Deve tomar cerca de uma hora — prevê Abs.

A expectativa é de que ainda neste sábado sejam colocados no A100 o mastro e a placa de propulsão. Esses equipamentos ficam na parte inferior, dentro da via. Terão função similar ao da vela de um barco. Segundo Abs, a ideia é já energizar o veículo na tarde deste sábado.

A partir da energização, começa a fase de testes e de colocação em funcionamento dos diferentes sistemas do aeromóvel, o que inclui o acionamento das portas, dos freios, da propulsão, da automação dos intercomunicadores, do ar-condicionado e dos monitores que vão fornecer informações sobre os voos do Salgado Filho.

Se tudo der certo, o sistema deve estar disponível ao público em junho.

Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário