quinta-feira, 13 de junho de 2013

De Socorro/SP
Proteção Animal e Políticas Públicas estiveram na pauta da Audiência Pública na Câmara Municipal

Foi realizada na última quinta-feira (06) na Câmara Municipal de Socorro, uma Audiência Pública, onde foram discutidos assuntos referentes a proteção animal, as questões de maus tratos, rinhas, novo código penal e a possível instalação no município de um Centro de Zoonoses.

Ao evento estiveram presentes, o Prefeito Municipal André Bozola, os diretores dos departamentos do Executivo, vereadores, Profa. Bernadete e Dirceu de Moraes, Comandante José Orlando Mucciacito, da Guarda Municipal, representantes da Ong São Lázaro, Protetores Voluntários da causa animal e público em geral em número bastante expressivo, munícipes interessados na apresentação e no debate anunciado para aquela noite.

O Deputado Feliciano Filho esteve presente como convidado especial, já que é considerado um protetor natural dos animais, sendo fundador da UPA - União Protetora dos Animais, em Campinas, e é o autor das leis Feliciano (Lei 12.916/08), que proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos nos canis municipais, e Nota Fiscal Animal (Lei 14.728/12), que estende os benefícios da Nota fiscal Paulista às entidades de proteção animal.

O ilustre deputado é também recordista em leis e ações de proteção animal e, em 2010, foi a primeira pessoa no mundo, nessa categoria, a receber o prêmio Liderança Mundial Brilhante. É presidente estadual do PEN51 (Partido Ecológico Nacional) e veio a Socorro para uma palestra com apresentação de seu contexto animal, assim como tem feito pelo Brasil afora, atendendo solicitação de protetores dos animais das localidades.

A fala do Deputado Feliciano Filho impressionou a todos principalmente por sua explanação emocionada com relação a defesa de animais, oportunidade em que apresentou no telão, alguns animais que tiveram maus tratos e que por ele e sua equipe foram resgatados e salvos. Defendeu as instituições que os protegem, comentou as ações que os municípios devam ter, com as responsabilidades a esse respeito. Comentou sobre o canil instalado em Socorro, suas ações, necessidades, orientou no sentido de diminuir os cães do canil, destacando que é mais interessante e produtivo castrar fêmeas e não machos, isso antes de doá-los, pediu empenho para que sejam impulsionadas as feiras de adoções e as funções reais dos protetores, além de  responder a perguntas e questões dos presentes.

O Prefeito André Bozola se manifestou mostrando-se pronto a cumprir com o que se determina a Municipalidade, mas pediu a participação integrada dos protetores para que permaneçam com a Prefeitura, como parceiros, ajudando na solução dos problemas apresentados.

André exaltou a necessidade de construir um novo canil na cidade, informando que já existe local apropriado e que em 6 meses, parte dessa obra já esteja concluída e apta ao atendimento canino.

 “Pretendo oferecer aos cães abandonados o melhor tratamento possível, pelo bem estar da sociedade, mas porque também me sinto um protetor e também tenho cães”, disse o prefeito.

No momento a Prefeitura estará colaborando com medicamentos, anestésicos, material de limpeza e transporte das cadelas que estão no canil, para a realização de castrações. Posteriormente elas estarão aptas para adoção já na próxima feira de adoções.

Grande abraço a todos.

Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário