sábado, 29 de junho de 2013


Socorro participou da 12ª Edição do Salão São Paulo de Turismo
O Município de Socorro esteve integrado a 12ª Edição do Salão São Paulo de Turismo, através da presença de Acácio Zavanella, diretor do Departamento de Turismo e Cultura e Deisy Formagio, Chefe da Divisão de Turismo, da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, que aconteceu de sexta a domingo, de 21 a 13 de junho, em São Bernardo do Campo, no Pavilhão de Exposições Vera Cruz.
No estande de Socorro (estande n°53), durante o evento o visitante encontrou informações detalhadas sobre as várias atrações turísticas da cidade, como o roteiro Caminhos da Roça, que despertou curiosidade e interesse nas pessoas, em possíveis visitas as fazendas centenárias, pesqueiros, alambiques e laticínios da cidade.  Houve também informações sobre hotéis, pousadas e parques de aventura que oferecem toda a infraestrutura necessária para a prática das atividades de aventura, além de segurança e guias capacitados.

Indiscutivelmente uma referência nacional em turismo acessível, Socorro que tem cerca de 10 atividades de aventura totalmente adaptadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, teve o estande procurado na busca por informações. A maioria também querendo informações sobre os hotéis e pousadas da cidade, notadamente aqueles que possuem apartamentos adaptados para receber hóspedes com deficiências físicas e visuais. Nesse contexto  foram informados que os hotéis são  todos habilitados e certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

                                                                   ********

ISTO TAMBÉM É MOTIVO DE MANIFESTAÇÃO, OU NÃO?
O Diário Oficial da União publicou, no dia 27 de junho de 2013, a Resolução nº 457 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), presidido pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que libera e autoriza o tráfico de animais silvestres em todo território brasileiro.

Os animais silvestres irão sofrer ainda mais com o tráfico ilegal, terceira maior atividade lucrativa e ilícita do mundo, reduzindo drasticamente o número de indivíduos de vida livre e causando desequilíbrio no ecossistema. Além disso, milhares de animais silvestres serão condenados a viver em gaiolas, levando-os a uma morte lenta e sofrida. A partir de agora, sob o respaldo da lei todo cidadão brasileiro pode possuir até dez animais de origem ilegal.

Aves, répteis e mamíferos sofrem muito com essa situação. Muitos filhotes são arrancados dos braços de suas mães, que muitas vezes são mortas, para serem vendidos como animais de estimação em diversas feiras de rolo por todo o país. Com o aumento da procura por esses novos "pets", assim oficializados pelo CONAMA e Ministério do Meio Ambiente, a captura desses animais irá alavancar a extinção de diversas espécies.

A Associação Mata Ciliar repudia essa resolução e postura de órgãos que deveriam zelar pela nossa biodiversidade. Trabalhamos diariamente com diversos casos de animais silvestres que levarão traumas pelo resto de sua vidas, por terem sido traficados e aprisionados em gaiolas por vários anos.

Em meio as manifestações populares que acontecem em todo país, essa é uma oportunidade para a sociedade se posicionar a respeito e reivindicar a anulação dessa resolução e a reparação desse equívoco ambiental.

Grande Abraço e FUI...






Nenhum comentário:

Postar um comentário