segunda-feira, 23 de abril de 2012

O AMOR VERDADEIRO AUXILIA SEM PERGUNTAR.



 Olá pessoal, de volta por aqui iniciando mais uma semana e esperando que seja de pleno sucesso a todos. Obrigado por estarem por aqui.






Belo Monte e seu rastro de caos e destruição



Governo planeja construir 63 usinas hidrelétricas em diversas bacias hidrográficas da Amazônia. Altamira vive as consequências geradas pelo aumento populacional: faltam escolas, hospitais e saneamento básico

                                                                                                                  foto original de Pedro Martinelli
 Lembrando de encontro em Altamira que reuniu 3 mil pessoas tornando-se um marco do socioambientalismo no Brasil.

(Greenpeace/Marizilda Cruppe) 
O Greenpeace sobrevoou a Usina Hidrelétrica de Belo Monte no dia 10 de abril e essa atividade fez parte das programações que envolvem o navio Rainbow Warrior, que na perna amazônica tem dado ênfase à campanha da Lei do Desmatamento Zero. Até o momento, mais de 93 mil pessoas assinaram a petição online que objetiva coletar no mínimo 1,4 milhão de assinaturas para esse projeto de lei de iniciativa popular.
O fato de o governo federal projetar a construção de 63 hidrelétricas nos rios Madeira, Teles Pires, Tapajós, Negro, Xingu, Trombetas e seus afluentes tem gerado perplexidade e deixado a Amazônia em estado de alerta máximo. E a se valer pelo que vem acontecendo na construção desta usina paraense, a preocupação tem razão de ser.
As consequências desta obra começam a ser sentidas em Altamira, uma das cidades mais afetadas pelo caos que se instalou devido à falta de infraestrutura. Crianças estão estudando dentro de contêineres, o sistema de saúde é deficiente, o tratamento de água é algo raro por lá e doenças como diarreias e verminoses se alastram. O preço da cesta básica disparou. No entanto, o Consórcio Norte Energia se comprometeu a fazer investimentos para que esses impactos fossem minimizados, mas até agora tudo não passou de promessa.
Um dos argumentos favoráveis à Belo Monte que mais se ouve em Altamira é de que as barragens levarão desenvolvimento para a região. Mas Dom Erwin Kräutler, bispo do Xingu e presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) tem outra concepção a respeito: “Ao meu ver, desenvolvimento é quando o ser humano é colocado no centro da questão. E não é o que tem acontecido aqui. Não há leitos novos no hospital, os barrageiros ganham no máximo R$ 1 mil, vivemos na capital da dengue e da malária. Desenvolvimento ocorre quando se melhora a qualidade de vida da população.”
Há a previsão de que Belo Monte venha desalojar entre 30 mil e 40 mil pessoas. Os futuros afetados são moradores dos municípios do entorno, ribeirinhos, extrativistas, indígenas e quilombolas. Isto acontecerá porque  a obra pode alagar uma área de 516 km2. Em contrapartida, devido à forte migração, a população atual, que está em torno de 109 mil pessoas, pode chegar a 200 mil habitantes já em 2013.
“No caso desta hidrelétrica, os estudos de impactos sociais e ambientais apresentados até o momento estão claramente subdimensionados. As condicionantes são desrespeitadas e não cumpridas. Os povos afetados reclamam que estão sendo ignorados. O desrespeito é generalizado, mas mesmo assim o ritmo de construção da usina está cada dia mais acelerado. Para eles, o meio ambiente e as pessoas são o que menos importam”, pontua Marcio Astrini, da Campanha da Amazônia do Greenpeace.
(voltaremos a esse assunto)



                                       ..................................................................................





CAFÉ COM CHARME, ALÍAS MUITO CHARME!

Proprietários e baristas de cafeterias de 6 cidades do Circuito das Águas Paulista (Águas de Lindóia, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro) uniram-se novamente para relançarem o “Passaporte dos Cafés de Charme”, um roteiro para apaixonados por cafés gourmet  e especiais e também um convite para descobrir os encantos desta região do interior do Estado de São Paulo.
A primeira edição ocorreu em 2009 e foi um sucesso. Cada pessoa deve passar por pelo menos 5 das 6 cafeterias cafeterias e consumir algo, sem valor mínimo e ter seu passaporte carimbado! Claro que o expresso é a alma do roteiro e vale a pena ser degustado. No final, o apreciador ganha um presente exclusivo: uma linda caneca para café e outras bebidas quentes! O passaporte deverá ser retirado em uma das cafeterias participantes. A promoção vale de 01 de fevereiro a 31 de maio.
A parceria tem a proposta de divulgar estes estabelecimentos (leia abaixo sobre cada cafeteria), qualificar o conceito de cafeterias no interior e também claro, fazer amigos! Além do tradicional expresso, cada cafeteria oferece uma especialidade em drinks elaborados com café e, como acompanhamentos, quitutes da casa, doces ou salgados.
A esticadinha para saborear cafés (todas as cafeterias trabalham com grãos de cafés gourmet de origem arábica preparados por baristas profissionais),pode render ao turista a oportunidade de conhecer mais sobre cada uma destas cidades. Monte Alegre agrada com seu clima e sua paisagem, Amparo possui um rico patrimônio histórico e belas igrejas, em Pedreira há muitas lojas de porcelana e objetos de decoração, Serra Negra tem bons preços de bolsas e jaquetas de couro, Águas de Lindoia um clima agradável e hotéis maravilhosos e Socorro além de oferecer esportes de aventura e compras de malhas, também é reconhecida por seu investimento em turismo com acessibilidade.
Em Socorro/SP
Serviço
Doce Arte Café
Rod. Deputado Antonio Cunha Bueno, KM 04, Loja 29/30  -(19) 3895-3327
Proprietário Jesse Robson Zerlin, barista.
Inaugurado em maio de 2004
Ambiente descontraído, carta de café com diversas opções, estacionamento, Wifi, drinks incrementados e ótima localização na cidade. Os clientes podem interagir com o cardapio, ou seja, pode-se criar na hora um drink.
O que você não pode deixar de experimentar: Capuccino, o eXpresso, e a mais nova criação: um drink gelado feito com expresso, sorvete de uva e geleia de frutas vermelhas. Para comer, os toasts prensados e o pão de queijo no palito.
Aberto todos os dias das 9h às 19h.


                      .................................


Os aposentados agradecem 
Escrito por Maria Cristina Duarte de Faria/Leitora do Jornal O Globo
 
Calçada da Fama - Obrigada, Presidente Dilma!
 
 
"Agradeço à
 
presidente Dilma por vetar o aumento aos aposentados, pois eles não precisam de aumento, não pagam luz, gás, aluguel, remédios, etc., como todas as outras categorias.
 Tudo lhes é dado gratuitamente, ao contrário de parlamentares, juízes, ministros, etc., que têm de trabalhar duro para conseguir o pouco que têm. 
Aposentado só trabalhou
 
por 30, 35 anos, descontando durante esses anos todos para uma Previdência que hoje o acha culpado de todos os males.
 
Aposentado vive de teimoso, pois já não se precisa mais dele, agora que não trabalha mais; é um vagabundo e só serve para o Imposto de Renda.
 
Além disso, a única greve que os aposentados podem fazer é a de não mais morrerem e entupirem um pouco mais os hospitais públicos, com suas
 doenças. 
Cordiais saudações, presidente Dilma. 
Nós, os aposentados, agradecemos seu carinho e respeito.
 
DIGAMOS QUE A REVOLTA É TANTA QUE É MELHOR MESMO NÃO CONTINUAR PARA NÃO ESCREVER EVENTUAIS E SÓLIDOS PALAVRÕES.

                                                     ............................................................................................

 Vale a pena ver de novo!


                                          ..........................................................................





                                  
                                  ................................................................





  
                                       .................................................................................


NOTA FINAL
‎"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registrar todo o nosso vazio."
Khalil Gibran .

Nenhum comentário:

Postar um comentário